Romance A família Canuto

Romance A família Canuto
Romance A família Canuto e a Luta camponesa na Amazônia. Prêmio Jabuti de Literatura.

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Tendências pedagógicas no ensino do teatro

O I Seminário Científico em Artes Cênicas do Amapá, realizado de 11 à 14 de novembro de 2014, organizado pela Coordenação do Curso de Teatro da UNIFAP, bem representada pelo professor pesquisador Dr. Romualdo Palhano, demarcou um momento importante para se debater questões metodológicas sobre a disciplina teatro no ensino básico. O evento foi aberto com uma palhaceata, teve leituras dramáticas, apresentações de dança, oficinas temáticas, mesas redondas, palestras e momentos lúdicos e pedagógicos significativos para a Universidade Federal do Amapá e para a comunidade macapaense.


O professor Dr. Carlos Cartaxo foi convidado e participou da mesa redonda "Perspectivas do ensino do teatro no estado do Amapá", proferiu a palestra "Tendências pedagógicas no ensino do teatro" e a oficina "Atividades lúdicas no ensino do teatro". Cartaxo tem pesquisado sobre metodologias no ensino da arte e tem diagnosticado que há uma crise metodológica no ensino das expressões cênicas que precisa ser estudada e debatida no seio das instituições educativas.



Professor Cartaxo argumenta que o ensino de teatro está muito tecnicista. Lembra que o tecnicismo é uma concepção produtivista, do início do século XX, adotado nos Estados Unidos das Américas sob a orientação do engenheiro Frederick Winslow Taylor. O resultado dessa experiência é a ascensão do capitalismo, na época bem representada pelo Fordismo. Todavia, essa concepção é ultrapassada, principalmente quando nos reportamos a educação. Com o advento da Pós-modernidade não faz sentido se continuar trabalhando, um século depois, com a tendência pedagógica tradicional. Cartaxo está certo de que urge uma mudança quanto a abordagem metodológica do ensino de arte.  Essa tese é o campo de pesquisa que professor Cartaxo vem trabalhando e levou para debate no I Seminário Científico em Artes Cênicas do Amapá.


quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Engajamento criativo da juventude


A arte como como instrumento de trabalho voluntário foi o trabalho apresentado pelo professor Dr. Carlos Cartaxo na mesa redonda Engajamento Criativo da Juventude na  50ª Convenção dos Partners of the Americas. A apresentação foi dividida em duas partes: a primeira foi teórica; a segunda foi performático. Inicialmente Cartaxo falou da importância de se introduzir atividades lúdicas nas experiências voluntárias. Citou que Beroaldo foi uma personagem que ele criou para atuar, inicialmente, em um projeto de extensão universitária na cidade de Pedras de Fogo no estado da Paraíba. Durante a palestra Cartaxo foi se transformando na personagem, vestindo o figurino em palco e colocando Beroaldo em cena de forma a aproximá-lo dos sujeitos do processo da ação desenvolvida.



Após explicar como Beroaldo surgiu e como ele chegava, se apresentava e animava as ações comunitárias, Cartaxo apresentou o personagem e realizou uma série de atividades lúdicas e populares para fundamentar a tese de que trabalhos voluntários são melhor aceitos quando realizados de maneira atrativas e motivadoras, de modo que, pedagogicamente, essas experiências envolvam os participantes facilitando a assimilação da mensagem e da ação proposta e executa no seio comunitário.



No final da apresentação Carlos Cartaxo foi orientar sobre o tema e seu processo de trabalho com pesquisadoras que atuam na área de voluntariado cultural.