Eu trabalho com a perspectiva de pesquisar possibilidades narrativas que sejam diferenciais para o ensino de arte e em especial das artes cênicas.
Sou um caçador de ideias novas no ensino de arte e vi na exposição Sapatos vermelhos (Zapatos Rojos) de Elina Chauvet que está no ABC em São Paulo, Brasil, até final de dezembro de 2015 uma fonte de referência que pode gerar inspirações múltiplas para o ensino de arte.
A ideia é através do trabalho visual, que é uma instalação de arte pública, trazer à discussão a questão da violência contra a mulher que se estabelece em todo mundo.
O projeto teve inicio em 2009 na cidade de Juárez, no México, se expandiu pela Itália, Reino Unido, Noruega, Espanha, Brasil e está em circulação.
No momento em que discutimos sobre a qualidade no e do ensino de arte, temos uma experiência que pode inspirar outros procedimentos narrativos para o ensino nessa área. A arte tem a capacidade de impactar, motivar e despertar análises e críticas sobre comportamentos sociais que tem causado estranhamento e desvios no trato e respeito com o ser humano e a natureza. Nesse sentido, espero que projetos dessa natureza surjam nas escolas e tornem o ensino de arte mais dinâmico, provocar, estimulante e prazeroso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário