terça-feira, 15 de maio de 2012
Concurso em Rio Tinto e Lucena na Paraíba
Concurso em Rio Tinto e Lucena na Paraíba
As cidades de Rio Tinto e Lucena (Paraíba) estão com concursos abertos, porém, mais uma vez errados. Eu fiz a denúncia que vai abaixo para o Ministério Público da Paraíba na página http://ouvidoria. mp.pb.gov. br/index. php?mod=manifest acao&op=mainOpen onde há Ouvidoria e cria manifestação. Clique lá e faça sua denúncia também. Vamos fazer nossa parte. só assim a legislção sobre nossa profissão vai ser cumprida.
Um grande abraço
Carlos Cartaxo
Prezado(a)s Senhore(a)s
Comunico que os municípios de Lucena (Nº.001/20012) e Rio Tinto (001/2012) estão com concursos abertos, porém a vaga que é sobre ENSINO DE ARTE está errada, pois o que há é LICENCIATURA EM ARTES, quando deveria ser por área, ou seja, licenciaturas em: artes visuais, música, teatro e dança. Logo, o concurso tem que ser por Área específica segundo a LDB/PCNs.
O programa de Lucena que consta abaixo é para todas as habilitações, quando por Lei, deve ser por área específica conforme cito acima.
Programa para PROFESSOR DE ARTES de Lucena
Artes Visuais: Estudo das Cores – Origem: primárias, secundárias, terciárias; Qualidade: quentes, frias, neutras,
complementares; Cores Químicas e Físicas; Monocromia e Policromia; Iniciação para o desenho: Elementos da linguagem
visual (forma, linha, ponto, textura, volume, profundidade) , classificação das Linhas; Reta e Segmento; Semi-Reta e Ângulos;
Medida de Ângulos; Classificação de Ângulos; Linhas concorrentes e paralelas. História da Arte: Arte Pré Histórica; Arte
Egípcia; Arte Grega – escultura, arquitetura, música, dança, teatro; Arte Medieval – Românica, Gótica, Bizantina;
Renascimento; Barroco; Neoclassicismo; Romantismo; Impressionismo; Dadaísmo; Cubismo; Arte Acadêmica; Semana de
Arte Moderna (1922). História da arte do Brasil; Música: Escrita Musical – pentagrama, claves, valores positivos, valores
negativos, escalas: ascendente e descendente; As notas musicais; Elementos da música: Ritmo – Melodia – Harmonia;
Propriedades do som: Intensidade – Altura – Timbre; Instrumentos Musicais: sopro, cordas, percussão, eletrônicos. Folclore:
Fato Folclórico; Literatura Folclórica – mito, lenda, fábula, provérbio, quadrinhos, cordel, crendices, superstições, advinhas e
dísticos de caminhão. Teatro: Origem e evolução do teatro; O teatro no Brasil – Colônia, Império, Teatro de Revista, Teatro Moderno; Formas de Teatro – Humano, Máscaras, Boneco, Sombras; Elementos do Teatro – História, Marcação, Ator, Diretor, Palco, Cenário, Figurino, Iluminação e Sonoplastia.
Programa para PROFESSOR DE ARTES de Rio Tinto: DIDÁTICA – 1-a didática e a formação profissional do professor; 2 – educação:
valores e objetivos; 3 – aprendizagem: conceito e tipos; 4 – tendências pedagógicas; 5 – tipos de planos de ensino; 6
- objetivos de ensino, conteúdos, métodos e técnicas, recursos de ensino e avaliação. 7 – LDBN, 8- PCN’S. 9-
Projeto Político Pedagógico, 10- Projetos no cotidiano da escola. 11- Educação Inclusiva. CONHECIMENTOS
ESPECÍFICOS : – Arte desde a Pré-História até a Contemporaneidade; As Tendências Pedagógicas de Ensino da
Arte; O Ensino
Nesse sentido o concurso como os demais, em João Pessoa, por exemplo, vai de encontro a LDB e aos PCNs.
Atenciosamente
Carlos Cartaxo
Professor do Departamento de Artes Cênicas da UFPB
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