Romance A família Canuto

Romance A família Canuto
Romance A família Canuto e a Luta camponesa na Amazônia. Prêmio Jabuti de Literatura.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Engajamento criativo da juventude


A arte como como instrumento de trabalho voluntário foi o trabalho apresentado pelo professor Dr. Carlos Cartaxo na mesa redonda Engajamento Criativo da Juventude na  50ª Convenção dos Partners of the Americas. A apresentação foi dividida em duas partes: a primeira foi teórica; a segunda foi performático. Inicialmente Cartaxo falou da importância de se introduzir atividades lúdicas nas experiências voluntárias. Citou que Beroaldo foi uma personagem que ele criou para atuar, inicialmente, em um projeto de extensão universitária na cidade de Pedras de Fogo no estado da Paraíba. Durante a palestra Cartaxo foi se transformando na personagem, vestindo o figurino em palco e colocando Beroaldo em cena de forma a aproximá-lo dos sujeitos do processo da ação desenvolvida.



Após explicar como Beroaldo surgiu e como ele chegava, se apresentava e animava as ações comunitárias, Cartaxo apresentou o personagem e realizou uma série de atividades lúdicas e populares para fundamentar a tese de que trabalhos voluntários são melhor aceitos quando realizados de maneira atrativas e motivadoras, de modo que, pedagogicamente, essas experiências envolvam os participantes facilitando a assimilação da mensagem e da ação proposta e executa no seio comunitário.



No final da apresentação Carlos Cartaxo foi orientar sobre o tema e seu processo de trabalho com pesquisadoras que atuam na área de voluntariado cultural.


Nenhum comentário: