O I Seminário
Científico em Artes Cênicas do Amapá, realizado de 11 à 14 de novembro de
2014, organizado pela Coordenação do Curso de Teatro da UNIFAP, bem
representada pelo professor pesquisador Dr. Romualdo Palhano, demarcou um
momento importante para se debater questões metodológicas sobre a disciplina
teatro no ensino básico. O evento foi aberto com uma palhaceata, teve leituras
dramáticas, apresentações de dança, oficinas temáticas, mesas redondas,
palestras e momentos lúdicos e pedagógicos significativos para a Universidade
Federal do Amapá e para a comunidade macapaense.
O professor Dr. Carlos Cartaxo foi
convidado e participou da mesa redonda "Perspectivas do ensino do teatro
no estado do Amapá", proferiu a palestra "Tendências pedagógicas no
ensino do teatro" e a oficina "Atividades lúdicas no ensino do
teatro". Cartaxo tem pesquisado sobre metodologias no ensino da arte e tem
diagnosticado que há uma crise metodológica no ensino das expressões cênicas
que precisa ser estudada e debatida no seio das instituições educativas.
Professor Cartaxo
argumenta que o ensino de teatro está muito tecnicista. Lembra que o tecnicismo
é uma concepção produtivista, do início do século XX, adotado nos Estados
Unidos das Américas sob a orientação do engenheiro Frederick Winslow Taylor. O resultado dessa experiência é a ascensão do
capitalismo, na época bem representada pelo Fordismo. Todavia, essa concepção é
ultrapassada, principalmente quando nos reportamos a educação. Com o advento da
Pós-modernidade não faz sentido se continuar trabalhando, um século depois, com
a tendência pedagógica tradicional. Cartaxo está certo de que urge uma mudança quanto
a abordagem metodológica do ensino de arte. Essa tese é o campo de pesquisa que professor
Cartaxo vem trabalhando e levou para debate no I Seminário
Científico em Artes Cênicas do Amapá.
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