Performance como
possibilidade narrativa
O grupo de
pesquisa Arte, Comunicação e
possibilidades narrativas da Universidade Federal da Paraíba é oriundo do
grupo de pesquisa Teatro na Educação. A migração se deu porque o propósito do
Grupo se voltou a estudar as possibilidades narrativas que podem ser experimentadas
no universo da arte.
A performance
é uma expressão artística que permite inúmeras narrativas. Das artes cênicas às
artes visuais a performance circula com propriedade de quem quer comunicar ou
expressar alguma ideia através da arte. Essa comunicação pode se dar por
narrativas através de simples gestos individuais ou coletivos até representações
complexas em nível de conteúdo e de recursos técnicos.
No momento o
Grupo de pesquisa Arte, Comunicação e
possibilidades narrativas está trabalhando com a performance “Passando a limpo” que é um exercício de
comunicação através da arte que explora, como conteúdo, a PEC 55 (Congelamento
de gastos públicos)e a MP 247 (Ensino Médio). A proposta é ir à rua lavar o que
há de sujo no contexto político-social. A performance aborda, no momento, a PEC
55 (que retira direito dos trabalhadores, congela os gastos públicos por 20
anos e aprofunda as desigualdades e injustiça social) e a MP 746 (reforma do
ensino médio, que desobriga o ensino de Artes, Filosofia, Sociologia e Educação
Física). As lavadeiras lavam panos (tecidos) e roupas onde há frase escritas
que questionam sobre o tema a ser debatido e são expostos em um varal público
com o intuito de provocar os presentes para que estes intervenham na
performance abrindo um debate sobre o contexto político-social que estamos
vivenciando.
Ficha técnica:
O roteiro e direção: Carlos
Cartaxo.
Assistente técnico: Jucinaldo
Pereira
Contra-regra: Didi Estolando
Assessoria de Comunicação: Ricardo
Araújo
Elenco:
Georgina Furtado
Marisete Fernandes
Moisés de Piá
Sevi Mendonça
Waglânia Freitas
Co-Produção: Grupo de Teatro Suspensório
Produções Artísticas
Apoio: ADUFPB – Associação dos Docentes
da Universidade Federal da Paraíba
Nenhum comentário:
Postar um comentário