Romance A família Canuto

Romance A família Canuto
Romance A família Canuto e a Luta camponesa na Amazônia. Prêmio Jabuti de Literatura.

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Livro O ENSINO DAS ARTES CÊNICAS NA ESCOLA FUNDAMENTAL E MÉDIA

Livro: O ENSINO DAS ARTES CÊNICAS NA ESCOLA FUNDAMENTAL E MÉDIA. Autor Carlos Cartaxo Dec 23, '06 4:54 PM


Livro: O ENSINO DAS ARTES CÊNICAS NA ESCOLA FUNDAMENTAL E MÉDIA. Autor Carlos Cartaxo


As artes cênicas são constituídas pelas expressões artísticas do teatro,, dança, circo e ópera. Porém, o ensino desta habilitação foi transformado pela nova LDB –Lei de Diretrizes e Base da Educação, em ensino do teatro e da dança. Com essa mudança o circo e a ópera ficaram fora do currículo escolar, logo, fora da escola formal. O circo ficou marginalizado porque é de periferia, logo não precisa ser ensinado/experimentado. A ópera porque é elitizada. Não obstante essa compreensão legal, O Ensino das Artes Cênicas na Escola Fundamental e Média defende a tese de que essa visão legal e restritiva está na contramão da história tendo em vista que as quatro linguagens cênicas cada vez mais se complementam tornando-se indissociáveis. Os trabalhos cênicos mais significativos desse final e início de século têm como referencial as quatro linguagens concomitantemente. Logo, deve-se sim trabalhar na escola, pedagogicamente, com as artes cênicas na plenitude do teatro, da dança, do circo e da ópera.

Livro: LA ENSEÑANZA DE LAS ARTES ESCÉNICAS EN LA ESCUELA PRIMÁRIA Y SECUNDÁRIA. Autor Carlos Cartaxo


Las artes escénicas son constituidas por las expresiones artísticas del teatro,, danza, circo y ópera. Sin embargo, la enseñanza de esta habilitación fue transformado por la nueva LDB –Ley de Directrices y Base de la Educación, en enseñanza del teatro y de la danza. Con ese cambio el circo y la ópera quedaron fuera del currículum escolar, entonces, fuera de la escuela formal. El circo quedó marginado porque es de periferia, entonces no necesita ser enseñado/experto. La ópera porque es elitizada. Sin embargo esa comprensión legal, La Enseñanza de las Artes Escénicas en la Escuela Fundamental y Promedio defiende la tesis de que esa visión legal y restrictiva está en la contramano de la historia teniendo en vista que los cuatro lenguajes escénicas cada vez más se complemientan se volviendo indisociables. Los trabajos escénicos más significativos de ese final e inicio de siglo tienen como referencia los cuatro lenguajes concomitantemente. Entonces, se debe sí trabajar en la escuela, pedagogicamente, con las artes escénicas en la plenitud del teatro, de la danza, del circo y de la ópera.



Book: The EDUCATION Of The SCENIC ARTS In The BASIC And HIGH SCHOOL. Author Carlos Cartaxo The scenic arts are constituted by the artistic expressions of the theater, dance, circus and opera. However, the education of this qualification was transformed by the new LDB - Law of Lines of direction and Base of the Education, in education of the theater and the dance. With this change the circus and the opera had been outside of the pertaining to school resume, then, it are of the formal school. The circus was kept out of society because it is of periphery, then does not need to be ensinado/experimentado. The opera because it is elitizada. Not obstante this legal understanding, the Education of the Scenic Arts in the Basic and High School defends the thesis of that this legal vision and restrictive it is in the contrahand of the history in view of that the four scenic languages each time more are complemented becoming indissociáveis. More significant the scenic works of this end and beginning of century have as referencial the four languages concomitantly. Soon, it must yes be worked in the school, pedagogicamente, with the scenic arts in the fullness of the theater, the dance, the circus and the opera.

Nenhum comentário: