Romance A família Canuto

Romance A família Canuto
Romance A família Canuto e a Luta camponesa na Amazônia. Prêmio Jabuti de Literatura.

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Projeto O CIRCO NA ESCOLA

Projeto O CIRCO NA ESCOLA


O Projeto O Circo na Escola tem coordenação do professor de artes Carlos Cartaxo, desenvolvido entre os anos de 2000 à 2004, foi desenvolvido na Escola Municipal Aruanda e na Escola Hermann Gmeiner da Aldeia SOS da Paraíba

O projeto era uma atividade de extensão que, além de resgatar o circo como linguagem cênica, teve o alcance pedagógico de tornar a escola mais agradável e prazerosa através de ações lúdicas.

O universo mágico e cultural do circo propicia no aluno uma identificação com o universo artístico a partir de: desafios e conquistas, gerando, conseqüentemente, conhecimento e auto-estima. Como conseqüência do envolvimento do aluno há reflexos diretos nos aspectos: disciplina, determinação, respeito e cooperação.

Como o projeto tem objetivo pedagógico era previsto que o mesmo contribuísse para com a evolução da aprendizagem e o rendimento escolar dos alunos, resultados esses felizmente alcançados.

Na verdade, o projeto de extensão O Circo na Escola era também um trabalho de pesquisa que veio contribuir para uma reflexão mais profunda sobre conteúdos e técnicas pedagógicas do ensino de arte na escola fundamental. O projeto atingiu alunos, professores, técnicos da escola e pais.

A pesquisa constatou que, indiscutivelmente, o envolvimento de todos é fundamental à boa aprendizagem. Foram 85 alunos diretamente atendimentos, professores e pais e, indiretamente, todo o universo dessas duas escolas que, diante das apresentações, aplaudiam a ação do projeto e o brilho e o sorriso dos alunos que encontraram no projeto um outro sentido para a aprendizagem e a descoberta do prazer e o gosto para ir à escola.

Vejamos também o texto desenvolvido pela professora Emília Guerra.

PROJETO CIRCO NA ESCOLA

Resgatando a Cidadania

Considerando a importância da escola manter parcerias dentro da proposta estabelecida pela mesma, absorvendo valores de qualidade para o crescimento escolar e resgate do alunado mediante os conjuntos de ações desenvolvidas no contexto escolar e levando-se em conta as parcerias existente na nossa Escola Municipal de Ensino Fundamental Aruanda, ressalta notadamente um projeto oriundo da Universidade Federal da Paraíba “O Circo na Escola” tendo, à frente do referido projeto o professor Carlos Cartaxo, executando as ações circenses juntamente com os alunos das turmas de 4ª série e aceleração.

Parceria esta que está levando à produção e execução da arte circense, como resgate da cidadania no processo dinâmico utilizado para formação do indivíduo dentro de um trabalho interdisciplinar juntamente com a sala de aula.

Convém ser lembrado que em relação ao aproveitamento do referido projeto não só como forma de desenvolver habilidades, mas também de resgate à auto-estima, gerando esta oportunidade um reflexo de resultados de ensino-aprendizagem – principalmente para alunos da turma de aceleração como apoio ao aluno portador de déficit de aprendizagem, sendo aluno multi-repetente, tendo distorção de idade – série.

O avanço do aluno participante do projeto “O Circo na Escola” vem confirmar o segredo do sucesso adequado para o crescimento do cidadão dentro de uma proposta de parceria adaptada a uma clientela de contexto social comprometedora. Muitos vivenciaram situações de risco na rua. Hoje são capazes de se apresentarem e exercerem a arte como inserção de auto-realização e prática de cidadania na arte de aprender a aprender para ser.

Dentro das novas concepções que a Escola Municipal Aruanda vem construindo e resgatando, uma filosofia de valores junto ao referido projeto resta-nos agradecer e parabenizar aos construtores do projeto, aos nossos alunos e à Escola Aruanda.

João Pessoa, dezembro de 2002

Professora Emília Guerra

Español

PROYECTO EL CIRCO EN LA ESCUELA


Lo Proyecto El Circo en la Escuela tiene coordinación del profesor de artes Carlos Cartaxo, desarrollado entre los años de 2000 a 2004, fue desarrollado en la Escuela Municipal Aruanda y en la Escuela Hermann Gmeiner de Aldea SOS de Paraíba

El proyecto era una actividad de extensión que, además de rescatar el circo como lenguaje escénica, tuvo el alcance pedagógico de volver la escuela más agradable y placentera a través de acciones lúdicas.

El universo mágico y cultural del circo propicia en el alumno una identificación con el universo artístico a partir de: desafíos y conquistas, generando, consecuentemente, conocimiento y autoestima. Como consecuencia del envolvimiento del alumno hay reflejos directos en los aspectos: asignatura, determinación, respeto y cooperación.

Como el proyecto tiene objetivo pedagógico era previsto que lo mismo contribuyese para con la evolución del aprendizaje y el rendimiento escolar de los alumnos, resultados esos felizmente alcanzados.

En verdad, el proyecto de extensión El Circo en la Escuela era también un trabajo de investigación que vino contribuir a una reflexión más profunda sobre contenidos y técnicas pedagógicas de la enseñanza de arte en la escuela fundamental. El proyecto alcanzó alumnos, profesores, técnicos de la escuela y padres.

La investigación constató que, indiscutiblemente, el envolvimiento de todos es fundamental a la buena aprendizaje. Fueron 85 alumnos directamente atenciones, profesores y padres y, indirectamente, todo el universo de esas dos escuelas que, delante de las presentaciones, aplaudían la acción del proyecto y el brillo y la sonrisa de los alumnos que encontraron en el proyecto un otro sentido para la aprendizaje y la descubierta del placer y el gusto para ir a la escuela.
Veamos también el texto desarrollado por la profesora Emília Guerra.

PROYECTO CIRCO EN LA ESCUELA

Rescatando la Ciudadanía

Considerando la importancia de la escuela mantener sociedades dentro de la propuesta establecida por la misma, absorbiendo valores de calidad para el crecimiento escolar y rescate del alumnado mediante los conjuntos de acciones desarrolladas en el contexto escolar y llevándose en cuenta las sociedades existente en nuestra Escuela Municipal de Enseñanza Fundamental Aruanda, resalta especialmente un proyecto oriundo de la Universidad Federal de Paraíba “El Circo en la Escuela” teniendo, a la frente del referido proyecto el profesor Carlos Cartaxo, ejecutando las acciones circenses juntamente con los alumnos de los grupos de 4ª serie y aceleración.

Sociedad esta que está llevando a la producción y ejecución del arte circense, como rescate de la ciudadanía en el proceso dinámico utilizado para formación del individuo dentro de un trabajo interdisciplinario juntamente con el aula.

Es conveniente ser mentado que en relación al aprovechamiento del referido proyecto no sólo como forma de desarrollar habilidades, pero también de rescate a la autoestima, generando esta oportunidad un reflejo de resultados de enseñanza-aprendizaje – sobre todo para alumnos del grupo de aceleración como apoyo al alumno portador de déficit de aprendizaje, siendo alumno multi-repetente, teniendo distorsión de edad – serie.

El avance del alumno participante del proyecto “El Circo en la Escuela” viene confirmar el secreto del éxito adecuado para el crecimiento del ciudadano dentro de una propuesta de sociedad adaptada a una clientela de contexto social comprometedora. Muchos vivieron situaciones de riesgo en la calle. Hoy son capaces de se presenten y ejerzan el arte como inserción de auto-realización y práctica de ciudadanía en el arte de aprender a aprender para ser.

Dentro de las nuevas concepciones que la Escuela Municipal Aruanda viene construyendo y rescatando, una filosofía de valores junto al referido proyecto nos resta agradecer y felicitar a los constructores del proyecto, a nuestros alumnos y a la Escuela Aruanda.

João Pessoa, diciembre de 2002

Profesora Emília Guerra



English

The Project the Circus in the School has coordination of teacher's art Carlos Cartaxo, developed the years 2000 and 2004, in Municipal School Aruanda was developed and in the School Hermann Gmeiner of Village SOS - Paraíba. The project was an activity of extension that, besides rescuing the circus as scenic language, had the pedagogical reach to become the pleasant school most pleasant and through playful actions. The magical and cultural universe of the circus propitiates in the pupil an identification with the artistic universe from: challenges and conquests, generating, consequently, knowledge and auto-esteem. As consequence of the envolvement of the pupil it has consequences right-handers in the aspects: it disciplines, determination, respect and cooperation. As the project has pedagogical objective was foreseen that the same it contributed stops with the evolution of the learning and the pertaining to school income of the pupils, resulted these happily reached. In the truth, the extension project the Circus in the School was also a research work that came to contribute for a deeper reflection on contents and pedagogical techniques of the education of art in the basic school. The project reached pupils, professors, technician of the school and parents. The research evidenced that, indiscutivelmente, the envolvement of all is basic to the good learning. They had been 85 directly atendimentos pupils, professors and parents and, indirectly, all the universe of these two schools that, ahead of the presentations, applauded the action of the project and the brightness and the smile of the pupils who had found in the project one another direction for the learning and the discovery of the pleasure and the taste to go to the school.

Also let us see the text developed for the teacher Emília Guerra.
PROJECT CIRCUS In the SCHOOL Rescuing the Citizenship Considering the importance of the school to keep partnerships of the proposal inside established by the same one, absorbing values of quality for the pertaining to school growth and rescue of the alunado one by means of the sets of actions developed in the pertaining to school context and taking in account the partnerships existing in our Municipal School of Basic Education Aruanda, notadamente standes out a deriving project of the Federal University of the Paraíba "the Circus in the School" having, to the front of the cited project the professor Carlos Cartaxo, executing the circus actions together with the pupils of the groups of 4ª series and acceleration. Partnership this that is taking to the production and execution of the circus art, as rescue of the citizenship in the dynamic process used for formation of the individual inside of a work to interdisciplinar together with the classroom. Convém to be remembered that in relation to the exploitation of the related project not only as form to develop abilities, but also of rescue to auto-esteem, generating this chance a consequence of teach-learning results - mainly for pupils of the group of acceleration as support to the carrying pupil of learning deficit, being pupil multi-repeater, having age distortion - series. The advance of the participant pupil of the project "the Circus in the School" comes to inside confirm the secret of the success adjusted for the growth of the citizen of a proposal of suitable partnership to a comprometedora clientele of social context. Many had lived deeply situations of risk in the street. Today they are capable of if presenting and exerting the art as insertion of auto-accomplishment and practical of citizenship in the art to learn to learn to be. Inside of the new conceptions that the Municipal School Aruanda comes constructing and rescuing, a philosophy of values together to the related project remains to thank us and to congratulate the constructors of the project, to our pupils and the Aruanda School.
João Person, December of 2002
Teacher Emília Guerra

Nenhum comentário: