Livro Teatro de Atitudes
Teatro de Atitudes foi pensado com o intuito de fomentar a discussão em torno do teatro paraibano e, mais especificamente, da nossa dramaturgia.
A publicação dos textos: O Espigão Gaiato e O Tico-Tico Cantador é exórdio à tese do teatro de atitudes.
Dramaturgia é um gênero literário pouco lido no Brasil. Esse comportamento é o inverso do que acontece nos paises desenvolvidos. Buscando o contrário desse procedimento publicamos dois textos teatrais como forma de estimular esse tipo de leitura. Como buscamos o debate a partir da escrita teatral, elaboramos esse trabalho tendo como referencial a história do teatro a partir da dramaturgia universal.
A compreensão do teatro de atitudes passa, necessariamente, pelo entendimento de que o teatro, assim como todas as expressões cênicas, não tem apenas a função de distrair, mas comunicar. Comunicar idéias, princípios, crenças e valores.
O teatro de atitudes é o aprofundamento de uma tendência que não preten-de apenas o entretenimen-to, nem a reflexão, mas, a ação. Ele demonstra que a arte, e mais especifica-mente no nosso caso o teatro, possibilita uma inserção provocadora, quebrando paradigmas e proporcionando atitudes significativas para uma sociedade moderna, mas solidária, saudável e civilizada.
A orientação do teatro de atitudes não é, apenas, fazer um teatro engajado, um teatro a serviço de um único seguimento ideológico ou institucional. O propósito sempre foi provocar ações e reações em torno de um assunto polêmico que vai de encontro aos interesses da coletividade
Theater of Attitudes was thought with intention to foment the quarrel around paraibano theater e, more specifically, of our dramaturgia. The publication of the texts: The Gaiato Ridge and the Cantador Crown sparrow are exórdio to the thesis of the theater of attitudes. Dramaturgia is a literary sort little read in Brazil. This behavior is the inverse one of that it happens in paises developed. Searching the the opposite of this procedure we publish two teatrais texts as form to stimulate this type of reading. As we search the debate from the teatral writing, we elaborate this work having as referencial the history of the theater from the universal dramaturgia. The understanding of the theater of attitudes passes, necessarily, for the agreement of that the theater, as well as all the scenic expressions, does not have only the function to distract, but to communicate. To communicate ideas, principles, beliefs and values. The theater of attitudes is the deepening of a trend that does not intend only entretenimen it to you, nor the reflection, but, the action. It demonstrates that the art, and more specifically in ours in case that the theater, makes possible a provoking insertion, breaking paradigms and providing significant attitudes for a modern society, but solidary, healthful and civilized. The orientation of the theater of attitudes is not, only, to make an engaged theater, a theater the service of an only ideological or institucional pursuing. The intention always was to provoke action and reactions around an controversial subject that goes of meeting to the interests of the collective
segunda-feira, 13 de agosto de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário